Região

POLÍCIA AMBIENTAL INICIA HOJE MOBILIZAÇÃO EDUCATIVA PARA COMBATER INCÊNDIOS

Batalhão de Policiamento Ambiental- 1ª Cia inicia hoje 17 de maio de 2022 a operação Huracán, com o intuito de intensificar as ações de conscientização, que estão sendo desenvolvidas em todo o estado de São Paulo.
Estarão envolvidos 43 municípios da região juntamente com o Ministério Público, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA).
No foco das ações são as usinas sucroalcooleiras, produtores rurais, órgãos municipais e a população em geral. Temas sobre as medidas preventivas contra incêndios florestais, causadores de grandes danos ao Meio Ambiente e a saúde humana.
Durante as fiscalizações de prevenção estão sendo realizadas vistorias em usinas sucroalcooleiras, para verificar a operacionalização do Plano de Prevenção a Incêndios (PPI), equipamentos disponíveis para combate a incêndios (caminhões, máquinas, EPI), monitoramento, pontos de observação, pontos críticos (área com reincidência de incêndios indicados pelas usinas), bem como, foram vistoriadas as condições dos aceiros e carreadores, quando verificadas irregularidades, sendo remetidas aos responsáveis pelas áreas para as devidas manutenções.
A intensificação da verificação dessas medidas é primordial para o saneamento de possíveis irregularidades que possam vir a comprometer futuras ações de combate a incêndios e até mesmo evita-los.
As ações de fiscalização da Polícia Ambiental continuam intensificadas durante todo o período da Operação Corta Fogo, que é desenvolvida no período de 01 de maio a 31 de outubro.
A policia Militar Ambiental reforça à população para que não faça uso de fogo sem autorização, fato que além de crime pode resultar em diversas doenças causadas pela fumaça e demais componentes liberados pela queima. Denúncias e orientações podem ser feitas por meio dos seguintes números telefônicos: 18 – 37419240 (Castilho), 18 – 35193040 (Araçatuba) e 18 – 36531492 (Penápolis).